Encontre Aqui o que procura

domingo, 23 de maio de 2010

Os Líderes Criam Empresas Para Liderança


" Em qualquer trabalho, a diferença entre o excelente,
o medíocre e o ruim, está na maioria dos casos,
em se ter a imaginação e a disciplina para
recriar-se todos os dias"
(Tom Peters)




"Excelência é a decisão de que a organização será uma referencia mundial e de que as ações, todos os dias, devem refletir o comprometimento com essa decisão."

Isso é excelência: em cada ação dos colaboradores da empresa de reafirmar a meta de ser o melhor do mundo. Do pessoal da recepção à diretoria, todos estão comprometidos em ser a melhor empresa. Quando todos assumem esse compromisso, não há espaço para o que "já está bom", para o conformismo e a acomodação.

As empresas que tem esse estilo de vida são sensacionais, ser sensacional faz parte delas é um estilo de vida. As três principais funções dos líderes dessas empresas devem consistir em:
  • Explorar
  • Alinhar
  • Dar Autonomia
O nome disso é EMPOWERMENT. Falando mais sobre explorar, alinhar e dar autonomia vemos:

Explorar - é o "caminho estratégico", a visão atenta das oportunidades e ameaças dos revoltos mares da moderna economia, ou seja manter-se antenado no mundo ao nosso redor e as suas transformações diárias.
Alinhar - significa organizar e orquestrar a estrutura e as pessoas orientadas para o mesmo norte.
Dar Autonomia - Significa libertar a criatividade , a habilidade, a inteligência e o talento, quase sempre adormecido nas pessoas.

"O líder por muito tempo construía a escada do sucesso com cimento e pedra, hoje como as coisas se modernizaram, a nossa escada é rolante, porém com uma diferença, nossa escada rolante só gira para baixo. Para eu permanecer na mesma altura é preciso fazer força, se seu propósito for subir mais, então a força triplica" - segundo o consultor José Augusto Minarelli.

Trabalhar mais não é o mais importante mas sim trabalhar melhor, reinventar a maneira de buscar os desafios. É preciso ter muito claro que não é a quantidade mas a qualidade do trabalho que se deve buscar, aliado com a crescente demanda. E com certeza, essa questão começa com os propósitos e competência dos líderes para equacionar esse problema.

Se não se preocupa com resultados tudo bem, esse é um direito seu, mas com certeza estará em apuros se isso for uma constante em sua empresa, departamento ou sociedade se:


  • Não melhorar o que você já faz bem;
  • tomar como única referência um concorrente fraco;
  • E aceitar gente imcompetente em sua empresa.
Fonte: Resumo: Liderança para fazer acontecer - José Luiz Tejon


Opinião do Curinga: Muitos pensam que liderar é a liberdade de muitos afazeres mas é justamente o contrário. A partir de agora que trabalharão mais, observarão mais e ainda terão que serem exemplos. O líder deve servir ao em vez de serem servidos, é um facilitador e não um apontador ou um destruidor de entusiasmo.

Portanto, ser líder não é fácil, mas não existe posição mais gratificante... é função para quem sabe e não para quem quer.

Um comentário:

  1. Amigo, concordo plenamente com o que você disse:

    "Portanto, ser líder não é fácil, mas não existe posição mais gratificante... é função para quem sabe e não para quem quer. "

    Também lidero uma equipe de 15 homens... Não é um bicho de sete cabeças, não é simples como pensam... A pessoa tem que ter nascido pra ser líder!!!

    gostei do seu blog ^^

    dá uma passadinha no meu tbm!!!

    beijo grande

    ResponderExcluir