Encontre Aqui o que procura

segunda-feira, 22 de março de 2010

Hoje Dia da Àgua

Olá galera, hoje é comemorado o dia da água, a data foi definida pela Organização das Nações Unidas em 1993, segundo recomendações da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Neste dia tente parar por um instante e pensar na importância que esse bem tem para todos nós.

Sem água não existe vida em nenhuma instância, até mesmo num deserto a vida que lá está, embora pouca necessita dela, preservemos então, não desperdice preserve e mantenha a água que temos, quem já ficou sem água sabe o quanto faz falta para as necessidades do dia a dia.


Disponibilidade Atual no Mundo:


Disponibilidade mundial de água
Água Doce no Mundo (rios, lagos e pântanos) 0,007%




Fonte: World Resources Institute, ONU

As perspectivas para o próximo século indicam um cenário de escassez da água até o ano 2050 (revista Veja dez/98):

Previsões 1999 2050
População Mundial 6.0 bilhões 9.4 bilhões
Suficiência 92% 58%
Insuficiência 5% 24%
Escassez 3% 18%
Disponibilidade no Brasil

O Brasil apresenta 14% do recurso hídrico mundial, sendo a distribuição dos mananciais conforme a figura acima. Nela verificamos que 80% da água doce se encontra na região amazônica, mas que abastece apenas 5% da população brasileira. Os 20% restantes estão divididos pelo país, e abastecem 95% da população brasileira.




Gasto Médio em Residências

Os estudos ao lado mostram duas situações de consumo dentro de uma residência, onde os dados são diferentes, devido a própria caracterização dos ambientes. A primeira, um prédio da Universidade de São Paulo (USP), e a segunda, uma habitação da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU).

Pontos de Consumo
Pontos de Consumo




Fonte: Pesquisa USP


Fonte: Pesquisa IPT



Opinião do Curinga: Por tanto senhores, ou nos conciêntizamos agora enquanto ainda podemos (e já está ficando tarde), ou com certeza morreremos por falta de água, será que é esse o futuro que que pedimos para nossos filhos?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário