Encontre Aqui o que procura

terça-feira, 15 de junho de 2010

Sabedoria


Segundo a eciclopédia wikipédia:

Sabedoria
(em grego Σοφία, "sofía") é o que detém o "sábio" (em grego σοφός, "sofós"). Desta palavra derivam várias outras, como por exemplo, φιλοσοφία -"amor à sabedoria" (filos/sofia)

Há também o termo "Phronesis" - usado por Aristóteles na obra Ética a Nicômaco para descrever a "sabedoria prática", ou a habilidade para agir de maneira acertada".É um conceito diferente de "inteligência" ou de "esperteza".Mesmo para "sophia" há conceitos diferentes: muitos fazem distinção entre a "sabedoria humana" e a "sabedoria divina" (teosofia).

Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los. Sabedoria divina será provavelmente a capacidade de aprofundar os conhecimentos humanos e elaborar as versões do Divino e questões semelhantes. Sabedoria é a utilização do conhecimento na construção da felicidade.


Sabe meus queridos, essa é uma das palavras que realmente nada que se tente fazer para definir, é frustrada. Rodeamos rodeamos e não achamos uma definição aceitável. Sabe porque?

É impossível definirmos a essência de Deus !!!

Não quero aqui ser mais um Teólogo de plantão ou um religioso cheio de verdade, apenas alguém que pensa e que gosta de conversar consigo mesmo procurando algumas respostas.

Sabedoria, transcende o pensamento ou ou sentimentos para simples mortais, essa palavra reflete um pouco da luz de um criador, arquiteto ou seja lá como o chame. Quando você passa um pouco do que sabe para uma pessoa é algo mágico, um instante maravilhoso de transformação, como se você entregasse uma pequena chama para alguém, e com ela esse alguém acendesse uma tocha para iluminar a escuridão de sua ignorância.

Jovens, cuidado com as futilidades de todos os dias, não esnobem a sabedoria dos mais velhos, ao se sentirem fortes diante da aparência fragilizada de alguém cujo o tempo parece ter castigado, lembre-se de sua própria fragilidade, nada viveram, nada sabem e não tem ideia o que poderia aprender se ouvisse durante alguns momentos pessoas assim. Muitas vezes as palavras deles pode nos salvar de um mar de ilusões.

O que é a sabedoria não sei dizer, mas quando a sentimos... quando sentimos que podemos passar adiante algo que sabemos e que dominamos é muito bom, já vivi experiências maravilhosas ao passar conhecimento, é uma dádiva ser reconhecido por ajudar alguém.

Opinião do Curinga: Saber é poder, isso é a mais pura verdade, saiba e será temido ou respeitado, não tenha conhecimento e será usado, abandone-se ao seu destino e ele o destruirá !!!



Um comentário:

  1. O blog está ficando muito bacana!!
    Tem matérias realmente muito interessantes e que nos faz refletir sobre o presente e o futuro (nosso e de quem nos rodeia...).
    Bijos e PARABÉNS!

    ResponderExcluir